8 de julho de 2017

Escapadinhas

Imagem da net

Gastar dinheiro em viagens é desperdício? Nunca, em tempo algum!
Adoro viajar. Não viajo tanto quanto gostaria (há sempre tanto para explorar) porém, vou dando as minhas voltas, lá fora ou cá dentro.
Adorava ir ao Japão, Tailândia e Itália.
Sair por aí marcando Check, done...
Por outro lado, sou a maior fã do meu/nosso/vosso país - Portugal.
Por vezes, desvalorizamos o nosso pequeno mas GRANDE país, todavia, no que me diz respeito posso afirmar que sinto muito orgulho em ser Portuguesa, sem reservas.
Apesar dos problemas que enfrentamos, consigo reconhecer e apreciar as belas paisagens que temos ao nosso dispor, belíssimas. Cada paisagem tem o seu encanto.
Sinto-me realmente satisfeita sempre que posso explorar esta ou aquela região.
No que concerne ao nosso país, não podemos desprezar ainda a maravilhosa gastronomia (entre tantas outras coisas).
Ver, sentir, experimentar, fotografar... 
Ir de viagem ou sair por aí em passeio ou "fuga" de fim-de-semana, para mim, é sinónimo de renovação e recarregar baterias.
Sou feliz com um íman para frigorífico (Imagino um SMEG colorido que ainda não tenho) que trago de cada país, cidade, zona ou região...

* E vocês, gostam de viajar?
Que país/cidade/vila/região recomendam para férias ou escapadinha de fim-de-semana?
O que mais gostam de cada distrito do nosso país (ou zonas do vosso conhecimento)?

[Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Braga, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro]
[Madeira e Açores]


12 comentários:

  1. Eu adoro viajar. Todos anos faço 4 tipo de viagens: de férias, 4 ou 5xs por ano, uma à séria a um destino de praia (o mar é a minha 2a paixão) e resto tipo escapadela tipo fds prolongado; 7 a 10 vezes por ano, provas desportivas essencialmente no país; 2xs por ano passeios motorizados c os amigos (só machos), normalmente na Europa; meia dúzia vezes por ano, viagens de negócios essencialmente a espanha e à nossa capital. Não faço mais pq não há fins de semana que cheguem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Solo, nesse caso parece-me que estás bem servido. :) Eu não tenho noção do tipo (quantidade) de escapadinhas que vou fazendo, por exemplo, ao fim-de-semana. Nem sempre faço a contagem anual, uma vez que o próximo destino vai sempre surgindo...
      Férias a sério com mais tempo, aí é diferente, são por norma, planeadas com antecedência.

      De Portugal, distritos favoritos?!

      Eliminar
  2. Adoro Portugal, temos sítios maravilhosos e que merecem visitas a fundo. O meu sonho é mesmo conhecer o meu país de norte a sul, ilhas incluídas.

    r: É mesmo! Obrigada e igualmente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida. E este é um caminho sem volta, quando começamos a explorar e visitar o nosso país, fica o "bichinho" e queremos sempre mais.

      Açores e Madeira já conheço.
      Distritos de Portugal Continental fui a todos, excepto Castelo Branco, mas há ainda muito por visitar, pequenas e simpáticas vilas, aldeias, recantos... :)

      Eliminar
  3. Adoro o facto de listares todos os distritos de Portugal, just in case. :)
    Para mim uma boa escapadinha é na Costa Vicentina ou no interior alentejano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Listas... Tenho o hábito das listas. :)
      Mas gostei da sugestão. Costa Vicentina/Interior Alentejano, para relaxar e descansar.

      Eliminar
  4. Durante alguns anos andei a conhecer a Costa Vicentina. Agora não largo a Ericeira, tive sorte porque descobri lá um alojamento espectacular, restaurantes muito bons e lugares lindos ali nas redondezas, as pessoas são simpáticas. Os meus lugares preferidos em Portugal... Évora, Lisboa, Ericeira, Braga e Odeceixe. Lá fora conheço alguns paises, gostava de ir ao Japão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A.João, mais alguém que me fala da Costa Vicentina. Será um sinal? Será o destino a pedir um regresso de saudade? :)
      Todos os locais que indicas são bonitos e diferentes. Aí mora a tal beleza do nosso país.
      Curioso que queiras ir ao Japão. Esse destino também reside na minha lista de países a visitar num futuro próximo, quem sabe.

      Eliminar
  5. Não me atrevo a dar dicas sobre cidades/vilas/locais a visitar, porque entendo que cada pessoa tem os seus gostos. Cada um dos distritos de Portugal tem os seus encantos. É só sair por aí e descobrir.
    Também adoro viajar. Se um dia me saísse o euromilhões acho que nunca mais parava em casa.
    Assim, vou-me contentando com o que está ao meu alcance e não preciso de muito para ser feliz.
    Amanhã vou para um dos locais de que mais gosto, em Portugal: o parque da Peneda/Gerês, mas o Alentejo continua a ser a minha zona de eleição. Pela quietude, pelas paisagens que vão variando ao longo do ano, desde as terras lavradas na época das sementeiras, ao deserto de restolho depois da ceifa, passando pelo mar ondulado das cearas, salpicado do vermelho das papoilas, o Alentejo tem sempre uma "cara" nova.
    O Norte tem o verde todo o ano e a altitude fascinante. Onde houver um pico mais elevado, eu estou lá. Penso que já subi a todos os pontos mais elevados de Portugal e a alguns em Espanha e França. Na década de 90, quem me queria ver era nos Picos de Europa, nos Pirenéus ou nos Alpes, a caminhar de manhã à noite. Agora só subo bem de carro eheheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JS, se me saísse o Milhões, também pegava na mala vazia e partia à descoberta sem hesitar, mas para isso ainda é preciso jogar. :)
      Também não preciso de muito para ser feliz, pois tal como referi, por vezes é só sair de casa com o intuito de visitar outro recanto (encanto) e só por isso já fico feliz, mesmo que seja aqui ao lado.
      E sim, também gosto muito do Alentejo mas não consigo deixar de querer apreciar o Norte e as suas paisagens com diferentes tons, no entanto, como dissemos, todos os locais têm uma beleza distinta e aí reside o desafio de querer conhecer sempre mais.
      Uma ida ao Gerês cai sempre bem.
      Já estive em Espanha e França mas não conheço os Alpes e restantes. Nesse caso, também só de carro. :)

      Eliminar
  6. Adoro viajar e Portugal tem tanto para ver.

    ResponderEliminar