19 de julho de 2017

Intervenção humana

Imagem da net

"A Arte Urbana (street art) designa uma arte encontrada nos meios urbanos, seja por meio de intervenções, performances artísticas, grafite, entre outras.
Este tipo de expressão artística espalhada por todo o mundo, surgiu nos Estados Unidos na década de 70, e possui um carácter dinâmico e efémero, os quais podem ser imortalizados pela fotografia.
No entanto, estudiosos afirmam que esta arte remonta períodos muito antigos, uma vez que os gregos e romanos já transmitiam mensagens pelas ruas da cidade bem como possuíam muitos artistas nos centros urbanos (música, teatro, dança).
A central proposição da arte urbana é justamente sair dos lugares destinados à exposição e apresentações artísticas (equipamentos culturais: teatro, cinema, biblioteca, museu), para dar visibilidade a arte quotidiana, espalhada pelas ruas.
Os temas utilizados pelos artistas de rua são diversos, no entanto, muitos trabalhos estão pautados em críticas sociais, políticas e económicas."

* O que acham deste tipo de comunicação através da arte livre?
[Esculturas, Wheatpaste, poster de rua, intervenção de arte, instalações de rua, etiquetas, projecções de vídeo, grafite ou 3D]

14 comentários:

  1. Sempre gostei de street art. Desde miúda.
    Tive vários amigos que o faziam e sempre admirei (falo de arte urbana, não falo de rabiscos e vandalismo).

    A Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em miúda nunca olhei com olhos de ver, confesso. Mas, neste momento consigo apreciar.
      Há verdadeiros artistas de rua. Rabiscos e vandalismo é o oposto e desagrada-me totalmente. Nesse caso é só feio e sujo.

      Eliminar
  2. A filhota mais velha licenciou-se em artes por causa dessa forma de expressão.

    Em Gaia ocorreu no mês passado uma iniciativa que promoveu essa forma de arte com resultados absolutamente fantásticos. Vale a pena procurar na net algumas imagens desse evento.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pela filhota ligada às artes. :)

      Acho que desconheço o evento em questão. Se tiveres um nome que queiras mencionar, já agora, dou uma vista de olhos. :)
      Perto do Porto, há uma cidade verdadeiramente colorida e recheada de arte de rua - Águeda.
      É precisamente a altura ideal para visitar e passear pelas ruas da cidade. Se puder ainda dou um saltinho por lá, nas próximas semanas.

      Eliminar
    2. Se tiveres facebook, procura GTM Gaia todo um Mundo. Só para ficares com uma ideia sugiro que vejas a imagem que aparece neste link. http://images-cdn.impresa.pt/visao/2017-06-14-image001.jpg/original/mw-320

      Eliminar
    3. Obrigada Ni, vou com certeza pesquisar mas tendo em conta a imagem do link que sugeres, assim de repente posso dizer que gostei. Imagino o edifício antes e depois...

      Eliminar
  3. Essa pintura representada na imagem é bonita, mas agora...aqueles "sarrabiscos" que se via muito no Porto e nas outras grandes cidades em redor, isso é mesmo coisa de putos imaturos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imagem seleccionada é bonita e eles são fantásticos.
      Há verdadeiros artistas de rua, que mereciam uma oportunidade.
      Rabiscos, sarrabiscos e vandalismo é o oposto e desagrada-me totalmente. Nesse caso é só feio e sujo.

      Eliminar
  4. Há uma certa tendência para confundir arte com vandalismo.
    Penso que havendo tantos viadutos em ciemnto, tantos muros e paredes degradadas, "num habia nexexidade" desses "artistas" andarem a borrar muros e prédios (e comboios) acabados de pintar com "assinaturas" idiotas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto, há uma forte tendência para confundir alguma arte de rua com vandalismo, contudo, há verdadeiros artistas de rua, que mereciam uma oportunidade.
      Rabiscos, sarrabiscos e vandalismo é o oposto e desagrada-me totalmente. Nesse caso é só feio e sujo.
      As assinaturas idiotas são tudo menos arte. Revolta desnecessária em certos muros, prédios e comboios.

      Eliminar
  5. Adoro! Acho que este género de arte, para além de nos dar a conhecer trabalhos e artistas fabulosos, consegue transmitir mensagens muito nobres e/ou constituírem chamadas de atenção essenciais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há realmente artistas fabulosos com imenso talento. Acho que este género de intervenção/trabalho passa sempre uma mensagem.

      Eliminar